domingo, 26 de fevereiro de 2017 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Lula e Sarkozy lançarão em dezembro Ano da França no Brasil para 2009

Agência Brasil - DF, Aline Beckstein, 28/05/2008

 Os eventos que marcarão a abertura para o chamado “Ano da França no Brasil”, que será realizado em 2009

Os eventos que marcarão a abertura para o chamado “Ano da França no Brasil”, que será realizado em 2009, irão acontecer nos dias 22 e 23 de dezembro próximos, no Rio de Janeiro, e contarão com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy.

Entre 21 de abril e 15 de novembro do ano que vem, várias cidades brasileiras irão receber uma série de atrações culturais, que terão o objetivo de “mostrar aos brasileiros as diversas facetas da França contemporânea e ampliar as oportunidades de intercâmbio entre os dois países”.

Durante o lançamento do  “Ano da França no Brasil”, que aconteceu, hoje, no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio, foram apresentados alguns dos impactos do “Ano do Brasil na França”, que ocorreu em 2005, quando a França recebeu diversas manifestações da cultura brasileira. Foram centenas de atrações em todo o território francês que mobilizaram cerca de 15 mil pessoas.

Segundo os organizadores, o evento também ajudou a proporcionar um crescimento de 27% no movimento de turistas franceses no Brasil e um aumento de 20% nas matrículas nos cursos de português na França, na comparação entre 2004 e 2005. No Brasil, para onde estão programadas atividades como apresentações de músicos franceses e exposições de artistas plásticos, clássicos e contemporâneos, a expectativa é que haja também um aumento de interesse pela cultura francesa.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, acredita que o Brasil tem “laços importantes”, que puderam ser vistos durante o “Ano do Brasil na França”. Ele lembrou de manifestações “muito significativas” na época daquele evento, como os shows com artistas brasileiros na Praça da Bastilha, em Paris, e a presença do antropólogo francês Lévi-Strauss.

“A presença de Lévi-Strauss na exposição que fizemos sobre a Amazônia e os índios foi muito marcante. Ele estava com quase 100 anos de idade, e lembrou o tempo em que esteve no Brasil e que passou também na Universidade de São Paulo”, contou Gil.

Os interessados em participar do “Ano do Brasil na França” ainda podem inscrever os seus projetos até o dia 31 de julho na página na internet do Ministério da Cultura.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn
Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



1 comentário

  • Érika Araújo

    27 de julho de 2008

    2009 – Ano da França no Brasil.
    Olá, sou Produtora da Troupe Francesa – Brasileira, que está com Intervenções Urbanas, em fase de montagem na França. Trata de um espetáculo urbano, teatralizando o cotidiano, de forma lúdica. Temos um enorme interesse.