Brasil Acesso à Informação
quinta-feira, 24 de abril de 2014 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Política Nacional de Museus

DEMU/Iphan promove seminário entre os dias 17 e 19 de dezembro, no Rio de Janeiro

A Política Nacional de Museus foi implantada em maio de 2003, em solenidade no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Tem por objetivo promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania, por meio do desenvolvimento e da revitalização das instituições museológicas existentes, e pelo fomento à criação de novos processos de produção e institucionalização de memórias constitutivas da diversidade social, étnica e cultural do país.

Para celebrar os cinco anos de vigência da PNM, bem como avaliar seus resultados e impactos, e refletir sobre seus possíveis desdobramentos, o Departamento de Museus e Centros Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DEMU/Iphan) promove o Seminário Política Nacional de Museus: Balanço e Perspectivas, no Museu Histórico Nacional, entre os dias 17 e 19 de dezembro. A iniciativa prevê a discussão dessa política pública em seus aspectos relativos à democratização, fomento e institucionalização reunindo profissionais, gestores e pesquisadores do setor de cultura.

O Seminário pretende fomentar reflexões relativas à gestão da Política Nacional de Museus, nos cinco últimos anos, e em torno da democratização do campo museal e promoção de cidadania, economia do setor de museus no Brasil, bem como institucionalização e regulação do setor museológico e o papel do Estado, no momento em que o Ministério da Cultura discute a implantação do Plano Nacional de Cultura.

O evento contará com as seguintes mesas-redondas: Políticas Públicas e Democratização do campo museal no Brasil; Museus como bem simbólico, direito e ativo econômico; Caminhos da mudança social e do desenvolvimento; Sustentabilidade: desafios e responsabilidades; Construindo ferramentas e tecendo redes; Os Museus e o Plano Nacional de Cultura; e Política Nacional de Museus: balanço e perspectivas. Cada uma será acompanhada por debate.

As inscrições deverão ser realizadas no local do evento. O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, s/nº, Rio de Janeiro.

Informações: www.museus.gov.br, demu@iphan.gov.br e (61) 3414-6167.

(Fonte: Assessoria de Comunicação DEMU/Iphan)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



1 comentário

  • Maria

    30 de abril de 2009

    Enviei uma pergunta e estou voltando para conferir a resposta, mas o site está diferente e não consigo encontrar as perguntas e respostas. Gostaria de uma indicação! Desde já agradeço a atenção.

    respondido por e-mail, por Contate@Cultura