terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Cadastramento Online

Primeiro proponente a preencher novo formulário fala sobre a informatização do processo

Desde o início deste ano, produtores e artistas têm à sua disposição um sistema informatizado para o cadastramento de projetos culturais. O procedimento foi implantado pelo Ministério da Cultura para proporcionar um nível de maior agilidade na avaliação das propostas, após o preenchimento do formulário e seu envio pela Internet.

A Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (Sefic/MinC), em apenas seis dias da novidade, já conta com 80 propostas cadastradas no sistema, assim distribuídas por regiões: Norte, uma; Nordeste, cinco; Centro-Oeste, cinco; Sudeste, 56; e Sul, 13.

Na entrevista abaixo, Flavio Enninger, da Rimoli Associados Promoções e Eventos Ltda, no Rio Grande do Sul, primeira empresa a cadastrar um projeto cultural por meio do novo sistema, fala sobre a facilidade obtida com a adoção do formulário eletrônico.

Na sua opinião, o envio da proposta por meio do formulário disponibilizado no site do MinC agilizou o processo?

- Acredito que facilitou muito o processo todo. As tabulações das informações necessárias, além de facilitar o seu desenvolvimento, facilitará também a avaliação pelos pareceristas. Há também o fato de que, quando enviarmos os formulários impressos, o projeto já terá passado por uma análise prévia e livre de possíveis problemas. Futuramente, se não houver necessidade de enviar o projeto impresso (os arquivos podem ser enviados digitalizados ou em arquivo texto), ficará melhor ainda.

Você considera que esse novo sistema facilitará para os proponentes?

- Acredito que sim, principalmente quanto ao seu preenchimento. Além disso, poder acompanhar o andamento do projeto de forma mais completa também vai ajudar. Outro item que vai facilitar será o contato do Ministério da Cultura com o proponente para solicitar algum documento ou esclarecimento. Como vinha acontecendo, através de correspondência, acabava atrasando todo o trâmite do projeto, devido ao tempo entre o envio da correspondência, o seu recebimento e a resposta. Através de e-mail ficará muito mais rápido.

O preenchimento do formulário foi complicado?

- Algumas questões carecem de esclarecimentos, mas de modo geral não foi complicado, ainda mais com o manual de instruções que recebemos.

Leia, também, as seguintes matérias relacionadas:

(Marcelo Lucena, Comunicação Social/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



7 comentários

  • Instituto aZul

    20 de setembro de 2012

    Não estamos conseguindo chegar ao formulário on line para envio de projeto pela Lei Rouanet. Por favor, envie-nos o passo a passo para não perdermos o prazo para encaminhar nossos projetos. Obrigada.

    RESPOSTA: para obter mais informações e tirar dúvidas, envie sua mensagem por meio do Fale com a Cultura, link http://fale.cultura.gov.br/sisouvidor/autoatendimento/cadastro/formularioMensagem.jsp?strSelecao=centralAtendimento

  • MARCIA

    15 de abril de 2011

    EU GOSTARIA DE SABER ONDE EU PESQUISO O ANDAMENTO DO PROJETO PERANTE O MINISTERIO DA CULTURA UMA VEZ Q O CAMPO PESQUISA EU NAO TO ACHANDO MAIS…

    RESPOSTA: Utilize o link Fale com a Cultura, localizado na parte superior da página, para encaminhar seu questionamento: http://fale.cultura.gov.br/sisouvidor/autoatendimento/cadastro/formularioMensagem.jsp?strSelecao=centralAtendimento

  • patricia

    25 de novembro de 2010

    como faço para cadastrar meu projeto no programa territorios de paz (pessoa física)

    RESPOSTA por contate4cultura@gmail: vc pode cadastrar projetos diretamente na página do Ministério da Cultura, no link Salic Web. Basta clicar e seguir os procedimentos.

  • gutierrez/su » Ano da França no Brasil

    15 de outubro de 2009

    [...] Comprovei isso nestes últimos anos, nos quais venho acompanhando o feed do MinC. A divulgação de projetos, notícias, editais é clara, frequente e completa. Por exemplo, está para sair o edital para novos Pontos de Cultura em São Paulo e já está disponível o cadastramento online de projetos para produtores e artistas. [...]

  • Jordons

    9 de fevereiro de 2009

    Não estou conseguindo inserir novo item no Plano de Distribuição. Clico no botão NOVO e não acontece nada. Onde posso obter ajuda sobre isso?
    Resposta do MinC: Jordons, favor enviar dúvidas a informe.sefic@cultura.gov.br

  • Mauricio

    23 de janeiro de 2009

    Como posso acompanhar o andamento do meu projeto? # 023446. Obrigado desde já.

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Na página inicial do site, clique em “PESQUISA DE PROJETOS”.

  • Fernanda

    9 de janeiro de 2009

    Gostaria de Cadastrar nossa editora para envio de projetos pela internet, como devo proceder? Aguardo retorno breve.

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Basta acessar e preencher o formulario.