terça-feira, 28 de fevereiro de 2017 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

III Fesman

Delegações brasileira e senegalesa preparam o 'Festival Mundial das Artes Negras', que acontecerá em dezembro, em Dacar

Brasil x Senegal

Ministros da Cultura (interino) do Brasil, Roberto Nascimento, e do Senegal, Mame Birame Diouf

O ministro da Cultura interino, Roberto Nascimento, e o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC), Zulu Araújo, reuniram-se com o ministro da Cultura senegalês, Mame Birame Diouf, na tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, na sede do Ministério da Cultura, em Brasília. Em pauta, a programação do III Festival Mundial das Artes Negras (III Fesman), que acontece entre os dias 1º e 21 de dezembro de 2009 em Dacar, no Senegal, no qual terá o Brasil como país convidado de honra.

Na reunião, as delegações definiram a data de lançamento oficial do evento no Brasil, que será dia 25 de maio, com as presenças dos presidentes dos dois países, Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Abdulaye Wade, do Senegal. Definiram também a data da reunião do Comitê Internacional, nos dias 1º, 2 e 3 de março, com a presença do ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira e Zulu Araújo, ambos coordenadores da comitiva Brasileira do III Fesman.

As duas delegações definiram a data de lançamento oficial do evento no Brasil

O ministro brasileiro disse que é uma grande honra ser homenageado pelo Senegal em função do histórico relacionamento do Brasil com o país africano e destacou que o grande objetivo do Ministério da Cultura é estreitar cada vez mais os laços com os senegaleses.

O senegalês Mame Birame Diouf ressaltou que a reunião é muito importante, pois está sendo realizada em um país escolhido para ser homenageado e que terá um papel relevante no Festival. “O Brasil tem uma liderança muito grande na América Latina e na Comunidade Negra, por isso esse encontro de hoje é primordial. O povo senegalês espera ansiosamente pelos brasileiros”, disse.

Zulu Araúio, presidente da Palmares

O presidente da Fundação Palmares declarou que o MinC prossegue cumprindo rigorosamente o cronograma já acordado em outras reuniões. Segundo Zulu Araújo, já foram criados os Comitês MinC e Comitê Nacional para o Fesman, além da primeira disponibilidade financeira da ordem de R$ 3 milhões.

Zulu Araújo relatou ainda a previsão de dois grandes eventos pré Fesman: o 1° Fórum Nacional de Performance Negra para a Dança e Teatro, a ser realizado em Salvador, e o 2° Encontro sobre Renascimento Africano, previsto para acontecer no Rio de Janeiro.

III Festival Mundial das Artes Negras
- É a maior reunião das artes e da Cultura negra do mundo. Foi idealizado pelo ex-presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor, na década de 1960, com o tema Significação da Arte Negra pelo Povo e para o Povo; e o segundo na Nigéria, em 1977, com o tema Civilização Negra e Educação. Neste ano, irá homenagear o Brasil com o tema o Renascimento Africano. A homenagem se deve principalmente ao fato de o Brasil abrigar a segunda maior população negra mundial depois da África.

A maior novidade desta edição é a grande repercussão que se dará ao evento com a participação de mais de 80 países. Quatro redes de satélites vão percorrer o mundo inteiro mostrando toda a programação, que será transmitida em cinco idiomas: inglês, francês, espanhol, português e árabe.

(Texto: Narla Aguiar)
(Fotos: Edson Ferreira)
(Comunicação Social/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



2 comentários

  • Antonio Carlos

    24 de janeiro de 2009

    Que tipo de atração o Brasil levará para o Senegal, seria mais democrático um concurso, ou edital para selecionar os participantes, temos um grupo de funk aqui em nosso projeto que mistura funk com as poesias de Solano Trindade.

  • WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES)

    22 de janeiro de 2009

    A programação ficará restrita somente à Bahia e ao Rio de Janeiro? O Brasil parece ser bem maior…

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Por enquanto ficará nestas cidades, pois os eventos são realizados pelos grupos de teatro “irmãos”, o Bando de Teatro Olodum (BA) e a Cia. dos Comuns (RJ), ambos formados por artistas negros. Vocês também podem propor eventos como este…