terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Prêmio Culturas Indígenas

Publicado no Diário Oficial os selecionados da terceira edição do prêmio

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da identidade e Identidade Cultural (SID/MinC), publicou nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial da União (Seção 1, pag. 18) , a Portaria nº 11, de 14 de dezembro de 2010, com o resultado do Prêmio Culturas Indígenas – Edição Marçal Tupã-y. O Edital, lançado em 2010, selecionou 92 iniciativas em 23 estados brasileiros, representando 104 povos indígenas. Cada projeto selecionado receberá um prêmio de R$ 20 mil reais que deverá ser investido em ações que contribuam para a preservação das tradições e das identidades culturais indígenas.

O MinC investiu um total de R$ 2,3 milhões, nessa terceira edição do Prêmio que, este ano, homenageou Marçal Tupã-Y, lider indígena da etnia Guarani assassinado em 25 de novembro de 1983, no Mato Grosso do Sul, em decorrência da sua luta pela demarcação das terras indígenas. Criado em 2006, o Prêmio Culturas Indígenas, rendeu, nas duas primeiras edições [2006 e 2007, respectivamente,] homenagem ao líder Kaingang, Ângelo Cretã e ao cacique Xicão Xukuru.

A edição de 2006 premiou 82 iniciativas, beneficiando cerca de 50 mil indígenas. Já a edição Xicão Xucuru, concedeu o prêmio a 102 projetos que resultaram em benefícios para cerca de 100 mil pessoas de comunidades indígenas distribuídas em todo o país.

O Edital, destinado exclusivamente às comunidades e organizações indígenas, tem como objetivo incentivar iniciativas de fortalecimento das expressões culturais dos povos indígenas do Brasil e estimular o seu protagonismo na elaboração e realização dos projetos culturais. As três edições do Prêmio Culturas Indígenas foram patrocinadas pela Petrobras, por meio da Lei Rouanet.  O Prêmio Marçal Tupã-Y teve ainda a parceria da Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ArpinSul).

Confira a lista dos selecionados no Prêmio.

(Texto: Heli Espíndola, Comunicação Social/MinC)
(Foto: Maria Helena Brancher)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



3 comentários