Brasil Acesso à Informação
domingo, 23 de novembro de 2014 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Coletiva de Imprensa

Ana de Hollanda, futura ministra da Cultura, conversou com jornalistas no Rio

A cantora e compositora Ana de Hollanda foi escolhida pela presidente eleita Dilma Rousseff para ser a nova ministra da Cultura. Ela será a primeira mulher a assumir a chefia do Ministério da Cultura, concretizando o desejo anunciado por Dilma de ter mais mulheres em cargos de chefia na Esplanada.

Ana de Hollanda esteve em uma sala de reuniões do edifício do BNDES para sua primeira coletiva de imprensa após o anúncio oficial feito pela equipe de transição. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (22), no Rio de Janeiro.

Na conversa, a futura ministra falou de suas prioridades de gestão e se revelou ainda surpresa com o convite que recebeu da presidente eleita. Ana também reconheceu a qualidade da gestão iniciada por Gilberto Gil e continuada por Juca Ferreira, e destacou especialmente o trabalho realizado em regiões do Brasil onde anteriormente o MinC não atuava. Ela também assegurou que pretende dar continuidade a uma série de políticas culturais já implantadas e destacou a importância da criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e da implementação dos Pontos de Cultura como exemplos de ações de fortalecimento da política cultural no Brasil.

“O MinC tem dado prioridade em atender classes desfavorecidas, o que tem proporcionado um grande trabalho de inclusão social. Pretendo aproveitar essas ações e manter a Cultura como fator de inserção social”, disse Ana de Hollanda. “Não quero interromper este trabalho bem feito que tem sido desenvolvido pelo Ministério da Cultura, mas é evidente que cada gestor tem uma visão e vai dar suas prioridades ao que for necessário”, completou.

Para a futura nova ministra, o centro da cadeia produtiva está na área da criação e destacou que pretende desenvolver um trabalho maior de fomento e difusão dessa área, passando pela música, o cinema, as artes plásticas, o circo, o design, o teatro, a dança, entre outras áreas. Ela também revelou sua preocupação com a diversidade cultural brasileira e pretende trabalhar em parcerias com os diversos setores, focalizando também na integração entre os ministérios.

Quando questionada pelos jornalistas sobre as reformas da Lei dos Direitos Autorais e da Lei Rouanet, Ana de Hollanda afirmou que essas questões continuarão sendo discutidas pelo Ministério da Cultura e acompanhadas por especialistas do setor, que analisarão o que deve ser mantido ou alterado ao longo de sua gestão.

Ana defendeu ainda a inserção da Cultura como fator relevante para elevação do nível social e de conhecimento do brasileiro, e que isso deve ser feito tanto por meio do consumo como da participação criativa. “A cultura é uma necessidade do ser humano prevista na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o que naturalmente demonstrará a necessidade de mais verbas para esse setor”, declarou.

Trajetória

A Cultura sempre teve uma presença forte na vida de Ana de Hollanda, que vem participando de discussões do setor há pelo menos 30 anos.

Trabalhou no Centro Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de São Paulo, de 1982 a 1985, e chefiou o setor de música do órgão. Foi também Secretária de Cultura do Município de Osasco, entre 1986 e 1988, e diretora do Centro de Música da Funarte (Fundação Nacional de Artes), entre 2003 e 2007, quando teve a oportunidade de reavivar o Projeto Pixinguinha. Na Funarte, Ana de Hollanda também participou do projeto de criação das Câmaras Setoriais e coordenou a Câmara Setorial de Música.

Nos últimos três anos, ela fez parte da diretoria do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Rio de Janeiro.

(Texto: Juliana Nepomuceno, Comunicação Social/ MinC)
(Fotos: André Mello)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



30 comentários

  • Helena Izabel Chiareli

    25 de abril de 2011

    Sou brasileira mas moro nos Estados Unidos da America desde 1984. Preciso comunicar -me com alguem do gabinete da Ministra Ana Holanda.

    Desde ja’ , muito obrigada.

    Helena Chiareli
    540-529-7142, Roanoke, Virginia.
    RESPOSTA: a senhora pode escrever sua solicitação pelo link http://www2.cultura.gov.br/site/fale-com-o-ministerio/. Ela será encaminhada para os responsáveis.

  • Coletivo

    8 de abril de 2011

    Foi a melhor noticia que eu vi nesse governo
    o ministerio da cultura ter uma ministra,
    realmente o brasil precisa de mais mulheres
    atuando no governo.
    agora gostaria de dizer que esse depoimento
    não pretende unicamente parabenizar a ministra
    ainda, nesse governo, o que precisamos é
    de muita força, muita garra, muita luta
    e sobretudo inteligencia para ver que é a
    hora do brasil mostrar seu verdadeiro valor,
    olhar sempre para o futuro.
    lula fez muito pela cultura no nosso país
    lembro que tinhamos instabilidades no minc
    agora isso se tornou passado.
    nunca antes na história desse pais…
    dilma nossa presidenta! mulher no poder!
    ana de hollanda, um surpresa!

  • Ana Maria Alvarenga

    24 de janeiro de 2011

    Ministra Ana de Hollanda,
    Sou artista plástica e servidora do MinC desde 1985. Me encantei com sua proposta de trabalho, principalmente, na área de artes plásticas. Desejo-lhe sucesso e parabenizo-a pela iniciativa em relevar a cultura de nosso país.

  • Eufrasio Nascimento

    3 de janeiro de 2011

    Parabens Ministra Ana de Holanda, sucesso para a Cultura Brasileira, e que a Sra brilhe como sempre

  • Paulo de Souza

    2 de janeiro de 2011

    Prezada Ministra Ana,

    Parabéns, sucesso em sua gestão e muita paz para suas decisões.

    Mas não esqueça dos Pontos de Leitura, pois tudo passa pelos livros e leitura.

  • Adelson M. Assis

    1 de janeiro de 2011

    BOA TARDE.
    ACREDITO QUE A PRESIDENTE DILMA TENHA ACERTADO NESTA INDICAÇÃO, PELO FATO DE QUE AGORA VAI HAVER UMA PESSOA COM MUITA VONTADE DE TRABALHAR.

    ADELSON

  • Virginia Chal

    30 de dezembro de 2010

    Sra. Ana Buarque de Holanda, já somos fãs há anos do Chico, do Aurélio – Alagoas inaugurou a Sala Aurélio Buarque de Holanda no Palácio Museu Floriano Peixoto – e agora a Senhora vem confirmar a garra da família Buarque de Holanda em prol da Cultura Brasileira. Nossos parabéns nordestinos de uma família carioca radicada em Alagoas, que também luta e realiza um dos melhores eventos de Música e Canto Coral do Brasil, para ver a terra das Alagoas, como dizem aqui, crescer e se desenvolver culturalmente. Tenha uma ótima gestão e no que depender de nós artistas, faremos o melhor e estaremos lado a lado para o que der e vier para os Governo Dilma e Ana. Faço meus os comentários do Sr. Humberto e da Srª Mariana, e gostaria de manifestar também a grande necessidade de permanência do Sr. Henilton e do Sr. Odecir, além de todas as pessoas que fazem o MinC Regional Nordeste – Recife, em especial a Srª Tarciana, Srª Andrea, Sr. Jorge Garcia, e outros tantos, exemplos de grande profissionalismo!

  • JOSÉ MARIA VIANA GUEDES

    29 de dezembro de 2010

    Desejo boas vindas a nova ministra da Cultura -Ana de Hollanda, que Deus ilumine a sua gestão, que compartilhe a cultura a todos os municípios brasileiro. AXE.

  • Nailson Carvalho

    29 de dezembro de 2010

    Parabéns Ana,
    Mostre a a garra dos Buarque de Hollanda!!!

    Colabore com os artistas menos privilegiados!!!

  • Associação Cultural Curumins do Sertão-Farias Brito-CE

    29 de dezembro de 2010

    Seja bem vinda Ana. Esperamos que ajude os municipios mais pobres do Nordeste e do Brasil (onde a cultura reamente acontece) Queremos mais ação e menos burocracia!!!

  • Nailson Carvalho

    29 de dezembro de 2010

    Parabens Ana! Realmente a cultura faz parte da vida de Ana desde o seu genitor, irmão, etc, mas só isso não era necessário para a Ana ser cultura!Ana demonstra que é cultura pelo seu trabalho, atuação e paixão pela área cultural!

    Parabens Dilma pela escolha, quem ganha é o Brasil!!!

  • Stela Cabral

    29 de dezembro de 2010

    Carta de representantes da sociedade civil à Presidente Dilma Roussef e à Ministra da Cultura Ana Buarque de Hollanda

    http://culturadigital.br/cartaaberta/

  • Renata

    29 de dezembro de 2010

    Desejo muita sorte e luz para a nova Ministra e aproveito para concordar com as palavras de Fernando Caseiro. Mesmo com a Lei Rouanet proporcionando o abatimento de 100% do imposto investido em algumas áreas já enfrentamos enormes dificuldades para captar em algumas áreas. O fim deste abatimento causara danos para o desenvolvimento da Cultura que sentiremos a médio prazo. Falo não apenas dos produtores culturais, mas dos atores, músicos, restauradores e todos aqueles que lutam, diariamente, para divulgarem a cultura e viver dignamente através dela.

  • Fábio André Chedid Silvestre

    29 de dezembro de 2010

    Que em 2011, o ANO DA HOLANDA NO BRASIL receba com alegria e esperança ANA DE HOLLANDA a Ministra da Cultura do Brasil.

    SAUDAÇÕES DO PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ
    NO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO HOLANDESA NOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ e 400 ANOS DE PRESENÇA HOLANDESA NO BRASIL

  • christian

    28 de dezembro de 2010

    Fico muito feliz, em saber que Brasília vai ter um Ministra como você, já participei de alguns projetos seus, agora moro em Brasília e estarei na posse para lhe cumprimentar um abraço,
    Carioca do Grupo Zoeira.

  • WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES - SÃO LUÍS - MA)

    28 de dezembro de 2010

    APROVEITEM E ACABEM COM A BUROCRACAI DOS EDITAIS E A FÓRMULA DE PRESTAÇÃO E CONTAS DOS PONTOS DE CULTURA. AINDA ESTAMOS MUITO AMARRADOS E NÃO PODEMOS DESENVOLVER UM BOM TRBALHO, POIS FICAMOS ATADOS A UMA PLANILHA IMPOSSÍVEL DE SER MANTIDA DURANTE 3 ANOS, UMA VEZ QUE OS PREÇOS SOBEM, AS COISAS MUDAM, A VIDA CONTINUA, MAS A BUROCRACIA E OS VALORES DA PLANILHA PERMANECEM PARADOS NO TEMPO.

    RESPOSTA por contate4cultura@gmail.com: William, sua observação procede. Todos os projetos, programas e ações do Ministério da Cultura estão submetidos à legislação que regulamenta os procedimentos da Administração Pública Federal, nas três esferas de poder, e isto cria obstáculos burocráticos. Seja nos procedimentos de prestação de contas, seja na contratação de serviços ou publicação de editais, tudo deve obedecer rigorosamente ao que determina a Lei, sob pena do gestor público e do cidadão ou entidade beneficiada responderem do ponto de vista administrativo e civil. No entanto, ciente das dificuldades que isto impõe às ações no âmbito da Cultura, o MinC vem tentando, junto ao Poder Legislativo, a aprovação de mudanças na legislação que permitam maior agilidade à Cultura. Obrigado!

  • walquiria

    28 de dezembro de 2010

    Parabéns!Espero que sua gestão tenha sucesso na ampliação de verbas e que os municípios possam se beneficiar com isso, me parece que o canal do diálogo estará aberto para a sociedade civil, é sempre um avanço termos como dirigentes pessoas dispostas a ouvir.Acho que o comando de uma mulher fará toda a diferença nesse ministério.

  • Bel de Abreu

    28 de dezembro de 2010

    Valeu Ana de Holanda nesta sua primeira entrevista , tocar nos Pontos de Cultura. Com certeza esta foi a grande revolução para o crescimento e fortalecimento da cultura do Brasil .Eles permitiram visibilidade e oportunidades àqueles que dificilmente um dia teriam para mostrar suas culturas,artes, tradições, folclore… Estamos torcendo por você e para a continuidade deste processo na cultura brasileira:os Pontos de Cultura!

  • Robson B Sampaio

    27 de dezembro de 2010

    Primeiro quero saldar a Sra Ana, por esta a frente deste importante instrumento de inclusão social da nossa sociedade, que é o MinC, segundo nós movimentos sociais de cultura nos colocamos a disposição para o dialogo e para construção da democratização ao acesso ao meio de produção e circulação dos bens material e imaterial da nossa cultura, em terceiro coloco uma preocupação nossa sobre o LDA e Reforma da Lei Rouanet , sobre ela da continuidade no debate sobre esta questões com “especialistas do setor”, gostaríamos de entender melhor que são este “especialistas”, já que uma boa parcela da sociedade participou deste processo de debate e proposição, não é neste momento sadio para o MinC excluir esta parcela e colocar só especialistas que não traduzir o debate que foi feito, se é para rever gostaria de fazer sugestão que fosse de uma forma ampla com todos nós, que fizemos parte deste debate, não queremos politica de gabinete só com os notáveis, queremos que seres protagonista tb.

  • WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES - SÃO LUÍS - MA)

    27 de dezembro de 2010

    Espero que a cultura popular e o folclore JAMAIS sejam esquecidos dos planos e programas do MinC e que não interrompam os editais, que ajudaram a realizar grandes e verdadeiros projetos em prol do nosso povo, de nossa sociedade, de nossas crianças e adolescentes. Que os pagamentos sejam feitos em dia, que os compromissos sejam honrados, que as chances sejam iguais, que o peso de uma região seja a mesma de outra. ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR, MAS TAMBÉM PARA ADVERTIR E COBRAR, AFINAL O DIA A DIA DA CULTURA SOMOS NÓS QUEM VIVEMOS. ESPERAMOS QUE ESSA PROPAGADA “EXPERIÊNCIA CULTURAL” SEJA VÁLIDA NA PRÁTICA E QUE A ADMINISTRAÇÃO TENHA VIDA LONGA E PASSE LONGE DO ELITISMO. SUCESSO!

  • ASSOCIAÇÃO DOS MÚSICOS E ARTISTAS

    27 de dezembro de 2010

    Olá,

    Quero parabenizar a nova Ministra da Cultura Ana de Hollanda,desejo muita sorte nesta caminhada.

    GENILSON SANTOS
    Presidente da ASSOMA.

  • Didi Muniz

    26 de dezembro de 2010

    Parabenizo a nova ministra e acreditando que as culturas populares serão bem vistas, mando nossas boas vindas à mesma. Grupo Cem Modos – Santa Rita, Maranhão.

  • Maria Edivanda de Souza Pereira

    25 de dezembro de 2010

    Bem vinda a nossa nova Ministra!

    O Brasil mostra exemplo cultural para o mundo inteiro, vence preconceitos. Uma mulher presidenta. uma ministra da cultural, que a benção de Deus as inlumine, que a sabedoria que ambas possui seja a cada dia fortalecida.
    Conte conosco, pois hoje de fato estamos em um país de todos.
    Felicidades: Edivanda Pereira( Presidente da Fundação Areia Branca de Cultura/RN)

  • Marcos Moraes

    25 de dezembro de 2010

    Saudações a ministra da cultura brasileira Ana Buarque, que nessa nova missão da sua vida, dê continuidade as ações e programas que deram certo, e que na sua visão particular implemente outros, para que a política cultural brasileira siga à frente como referência mundial e caminhe na busca da igualdade, cidadania e dos direitos do povo brasileiro.

  • Adroaldo Bauer Corrêa

    24 de dezembro de 2010

    Desejo fortemente que seja uma profícua gestão.
    Democrática, aberta e plural, sensível e receptiva às diferenças, criativa e firme na defesa do que a cultura brasileira necessite pra se expressar, se afirmar e se porjetar no mundo e nos diversos espaços da produção local, regional e nacional.

    Parabéns pela escolha

  • marcia sielski

    23 de dezembro de 2010

    Parabenizamos a nova ministra e torcemos por sua nova caminhada que conta com diversos seguidores e batalhadores da cultura nacional que é rica e diversificada,onde a luta é grande ,porém nos últimos anos temos conquistado e pretendemos conquistar muito mais,neste sentido gostaríamos de enfatizar a importancia de manter algumas pessoas da equipe anterior que são peças chave,entre eles Alfredo Manevy,Américo Corduba,que viajaram o país de ponta a ponta,propagando e exsplicando a importancia das mudanças para a política cultural.Agradecemos!

  • Mariana Kadletz

    23 de dezembro de 2010

    Seguindo o comentário do Humberto, gostaria de manifestar também a necessidade de permanência do Henilton e do Odecir, exemplos de grande profissionalismo!

    Att,
    Mariana Kadletz

  • Humberto Augusto

    22 de dezembro de 2010

    Brilhante escolha.
    Possui vasta experiência no ramo artístico além de ser uma grande cantora e compositora.
    Espero que o PT continue assim, com as belas gestões em torno da cultura, assim como anteriormente.
    OBS: O Hermides não pode sair, é um exemplo de profissional a ser seguido!
    Att,
    Humberto Augusto

  • Fernando Caseiro

    22 de dezembro de 2010

    Parabens! Ana de Holanda

    Espero para sua gestão no MinC haja uma revisão da revogação da Lei Rouanet, principalemtne a questão dos 100% para áreas críticas da cultura, como teatro, música erudita, museus e principalmente patrimônio cultural. Caso esse item não exista mais, como está proposto na lei do ProCultura, correremos o risco de daqui à alguns anos os museus e patrimônios históricos começarem a ruir como acontecia no passado. Até hoje com a isenção de 100% foram realizadas varias obras de restauração espalhadas pelo país, patrocinado pela iniciativa privada e estatais como Petrobras e BNDES, se esse item cair as empresas correrão para o cinema e o esporte, deixando a cultura manca. Os editais criados recentemente do ProCultura são ótimos, mas previlegiam certos grupos organizados. O correto realmente seria um fundo especial para essas áreas críticas da cultura que citei acima e sei que existem estudos nesse sentido, porém, isso tem que se tornar realidade primeiro.

  • Tweets that mention Ministério da Cultura - MinC » Coletiva de Imprensa -- Topsy.com

    22 de dezembro de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by TABULEIRO PRODUÇÕES, Tânia Freitas. Tânia Freitas said: Coletiva de Imprensa http://goo.gl/fb/ukohO [...]