domingo, 19 de fevereiro de 2017 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Plano Nacional de Cultura

MinC lança publicação com as metas para a Cultura até o ano de 2020

Com o objetivo de traduzir as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) para a sociedade brasileira, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), produziu uma publicação sobre o tema de forma didática e lúdica.

Neste trabalho, as metas são apresentadas com textos sintéticos e imagens que contribuem para sua compreensão.

Aprovadas em dezembro do ano passado, as metas foram construídas de forma coletiva, envolvendo a sociedade civil e todas as unidades do Sistema MinC.

O lançamento da publicação representa um importante passo na consolidação do Plano Nacional de Cultura. O material será disponibilizado em formato impresso e também em formato digital, para download  no site do MinC.

Envio de exemplares

Para que a publicação atinja seus objetivos, serão enviados exemplares a todos os estados e municípios do país, aos conselhos de cultura, universidades, pontões de cultura e aos parlamentares das comissões e frentes de cultura do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas.

Ao tornar públicas cada uma das 53 metas, o MinC pretende estimular gestores públicos estaduais, municipais e do Distrito Federal; cidadãos; artistas; representantes de culturas tradicionais e populares; produtores e consumidores da cultura; para que possam se reconhecer nas metas e saber como contribuir com cada uma delas.

O PNC foi escrito por milhares de mãos, por meio de diferentes instâncias e espaços de experimentação e participação. É um plano que reflete o esforço coletivo para assegurar o total exercício dos direitos culturais dos brasileiros e das brasileiras de todas as situações econômicas, localizações, origens étnicas e faixas etárias.

Dimensões

O Plano se estrutura em três dimensões complementares: a cultura como expressão simbólica; como direito de cidadania; e como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Essas dimensões, por sua vez, desdobram-se nas metas.

As metas do PNC deverão ser cumpridas até 2020 e concretizam as demandas expressas nas 275 ações do Plano, as quais representam os anseios de milhares de brasileiros e brasileiras, reunidos em múltiplas conferências e fóruns realizados por todo o país desde 2003.

O alcance dessas metas depende da apropriação federativa, ou seja, da participação dos estados e municípios, que devem também criar seus planos de cultura e dar concretude ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Mais informações: pnc@cultura.gov.br  ou (61) 2024-2026.

Conheça a publicação.

(Texto: Rosiene Assunção e SPC/MinC)
(Ilustrações: Joana Lira)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



5 comentários

  • Ponto de cultura GAM Grupo de Artistas de Maricá

    17 de julho de 2012

    Poderia nos enviar a presente edição para fazer parte de nossa Biblioteca Comunitária. Nosso endereço é : Rua Álvares de Castro, 1277 Araçatiba – Maricá / RJ
    CEP 24.901-355
    Com os nossos agradecimentos. Maria José G. Dalto Presidente Conselho Administrativo

    RESPOSTA: Para tirar dúvidas ou obter informações, você deve encaminhar sua mensagem por meio do Fale com o Ministério, no link http://fale.cultura.gov.br/sisouvidor/autoatendimento/cadastro/formularioMensagem.jsp?strSelecao=ouvidoria

  • Dayse Cunha

    6 de julho de 2012

    Gostaria que o MinC enviasse também exemplares dessa publicação aos Delegados de Cultura (sociedade civil), que
    no advento da IICNC contribuíram na construção do doc. final. Da maneira como a distribuição está organizada parece coisa de Estado socialista, colonia ou Império e não de um um Estado Democrático de direito.
    Participei, como Delegada dessa construção, sou Gestora Sociocultural, e espero no mínimo , receber a publicação.
    Download é inominável…

    RESPOSTA: Prezada Dayse, você deve encaminhar sua solicitação por meio do Fale com o Ministério, no link http://fale.cultura.gov.br/sisouvidor/autoatendimento/cadastro/formularioMensagem.jsp?strSelecao=ouvidoria

  • Rosa Rasuck

    26 de junho de 2012

    Seria oportuno que o MinC entregasse a cartilha das metas aos participantes da primeira turma da Capacitação em Projetos Culturais, que vai acontecer de 3 a 6 de julho, em Brasília. Estaremos no edifício Parque Cidade.

    agradeço

    RESPOSTA: encaminhe sua sugestão por meio do Fale com o Ministério, no link http://fale.cultura.gov.br/sisouvidor/autoatendimento/cadastro/formularioMensagem.jsp?strSelecao=ouvidoria

  • Wesgley Guerra

    26 de junho de 2012

    O PNC deve se bem coordenado por pessoas capacitadas pelo próprio Minc pra que as metas sejam alcançadas com o norte do fazer cultural. Alcançando todos os municípios do Brasil pois cultura também é um Direito de todos. O primeiro passo seria reestruturação dos locais para tal atividade. ( teatro,centros culturais e etc) Contratação pelo próprio Minc de ascensorista culturais de suportes técnicos para projetos local,( facilitadores) e quebra de algumas burocracias de capacitações.