Brasil Acesso à Informação
quarta-feira, 26 de novembro de 2014 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Oficina sobre os Editais para produtores e criadores negros em Porto Alegre

 

A primeira oficina sobre os Editais para produtores e criadores negros foi realizada terça-feira, (29/01) no auditório da Representação Regional Sul do MinC, em Porto Alegre.  

O encontro reuniu cerca de 120 pessoas, que receberam orientações sobre os editais lançados em parceria entre o MinC e suas vinculadas. A oficina proporcionou a troca de idéias e de relações de colaboração. As ministrantes da oficina Margarete Moraes, representante do MinC na Região Sul e Eleonora Spinato, assessora da Representação, contaram com a colaboração de Martvs das Chagas, diretor de Fomento da Fundação Palmares, no esclarecimentos aos produtores. Estiveram presentes, além do representante da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Sandro Santos, artistas, produtores, gestores, entidades, associações e  comunidades religiosas de matriz africana.

A oficina   orientou e esclareceu dúvidas sobre as inscrições e prêmios dos seguintes editais: Apoio para Curta-Metragem – Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual; Prêmio Funarte de Arte Negra nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória; Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros; Edital de Apoio a Pesquisadores Negros; e o Edital de Seleção de Projeto para Implantação de 27 Pontos de Cultura Negra.

Segundo Margarete Moraes, representante do MinC na Região Sul, a iniciativa atende a uma antiga reivindicação da população negra e dá início a políticas públicas para os afrodescendentes.

Jurema da Silva Soares, ativista negra,  disse que foi preciso muitos anos de luta e reconhecimento, para finalmente ocuparmos nossos espaços.

Texto de Eleonora Spinato e Martha Diaz Pozueco

Fotos - Henry Soares 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.