domingo, 26 de fevereiro de 2017 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério

Cultura Digital

A Cultura Digital promove o uso do software livre e as ações de inclusão digital, assim como a bandeira da ampliação infinita da circulação de informação e criação. Estas novas possibilidades de difusão e acesso à cultura impactam o marco legal dos direitos autorais conforme a disposição atual, e fomenta a discussão sobre novas formas de licenciamento e gestão de conteúdos. O debate abre perspectivas inteiramente novas para temas antes prisioneiros das várias formas de ortodoxia analógica, e o Ministério da Cultura utilizará este espaço para linkar, publicar e conversar sobre o assunto.

  1. Cultura Digital – Secretaria de Políticas Culturais

    culturadigital-96x96

    Levando em conta o crescente papel desempenhado pelas tecnologias de informação e comunicação nos processos de elaboração e fruição dos conteúdos culturais, e a oportunidade de apoderamento crítico dessas inovações pela sociedade, o Estado deve instituir programas integrados para promover o uso livre e qualificado do meio digital. Conheça as realizações da Coordenação de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais do MinC.


  2. SNIIC: uma plataforma para o século 21

    datatunnel

    A novidade do SNIIC proposta pelo MinC está em unir o arcabouço técnico da web semântica e dos arranjos de transparência fundamentados no modelo ‘open data’ (dados abertos), com as potencialidades da participação direta da sociedade civil através de interfaces típicas das mídias sociais. Trata-se de qualificar o uso dos dados públicos pelos cidadãos interessados, e implementar ambientes e padrões que incentivem o desenvolvimento distribuído de aplicações e serviços, criados a partir de demandas locais. A estratégia é focar no design da participação buscando soluções simples, mínimas, que possam evoluir com a colaboração direta dos interessados. É o ‘governo como plataforma’.


  3. De como as comunidades P2P irão mudar o mundo – Entrevista com Michel Bauwens, criador da P2P Foundation

    mbauwens

    Muitos de vocês, ao ouvir as palavras “peer to peer”, rapidamente se lembram do eMule ou do Napster, mas na verdade, o termo P2P refere-se, desde há muito tempo, a um amplo espectro de soluções, paradigmas e abordagens centradas no co-design (design colaborativo) e na co-criação, na abertura (openness) e na liberdade: ou seja, estamos falando de cada meio (ferramenta) descentralizado, compartilhado e igualitário, utilizado para fornecer soluções livres e abertas para problemas comuns.


  4. Cultura Digital – Secretaria de Políticas Culturais

    culturadigital-250x120

    Levando em conta o crescente papel desempenhado pelas tecnologias de informação e comunicação nos processos de elaboração e fruição dos conteúdos culturais, e a oportunidade de apoderamento crítico dessas inovações pela sociedade, o Estado deve instituir programas integrados para promover o uso livre e qualificado do meio digital. Conheça as realizações da Coordenação de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais do MinC.


  5. Em busca de um modelo de desenvolvimento aberto e distribuído em software livre para o governo

    open_source

    Se partimos do princípio de que o uso de software livre constitui elemento estruturante da implementação dos Pontos de Cultura, torna-se evidente que para o sucesso da política é fundamental uma preocupação especial com a qualificação das ferramentas livres disponibilizadas aos contemplados. Esta demanda emerge naturalmente da compreensão estratégica sobre a importância que o software adquire em um mundo mediado pelas interfaces digitais.


  6. Tese de mestrado conta a história da Cultura Digital na gestão Gilberto Gil

    eliane_costa-post1

    Autora da tese, Eliane Costa é gerente de patrocínio da Petrobras. Assumiu o posto em 2003, mesmo ano em que Gil chegou ao MinC. Desde então, a frente desse cargo, desenvolveu uma série de ações em consonância com as políticas elaboradas pelo Ministério da Cultura, inclusive no fomento à Cultura Digital.


  7. Projeto Retalhos reúne entrevistas com realizadores de cultura digital

    Projeto Retalhos reúne entrevistas com realizadores de cultura digital

    Lançado esta sexta-feira, 21 de janeiro de 2011, Retalhos- Coletânea de experiências de cultura digital por seus realizadores traz 25 entrevistas com participantes de importantes projetos do Brasil e do Mundo, que estiveram presentes no II Fórum da Cultura Digital Brasileira. O evento aconteceu em novembro de 2010 na Cinemateca Brasileira e trouxe a São Paulo mais [...]


  8. Direito Autoral inova em modelo colaborativo de consulta pública

    Acessibilidade vai da criação da plataforma a aprovação e envio de comentários


  9. A Era Digital e seus Desdobramentos Estéticos

    Edição Especial da Revista Universitária do Audiovisual – Ufscar.br


  10. A história da internet em 4 episódios

    Michel Lent – ViuIsso?